O prefeito de Londres é muçulmano. O novo primeiro-ministro é hindu. Um é Trabalhista. Outro é Conservador. O Rei é cristão. E não há discussão sobre religião, nem uso e abuso da fé das pessoas pra impor seu grupo político.
Sirene tocou de novo. Notícias que chegam de fontes oficiais é que Kiev está a ponto de sofrer o pior bombardeio desde o início da invasão russa. Estamos descendo para o abrigo antiaéreo.
São 6 e 20 da manhã aqui na Ucrânia e milhões de ucranianos, como eu, vão se dar conta da invasão russa só quando acordarem. Vladimir Putin opta pela jogada mais arriscada. Começou a guerra. Por enquanto, sem sinais em Kiev.
Conversei há pouco com o assessor de imprensa da presidência da França sobre o cancelamento do encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron. "Do lado francês, essa reunião bilateral nunca foi confirmada". A reunião estava na agenda divulgada pelo Itamaraty.
Sirenes tocam em Kiev. É um aviso pra que milhões de pessoas se protejam. Muitos mantém a calma. Outros, entram em pânico. Vi uma funcionária do hotel chorando. É desolador.
Queridos, recebendo muitas mensagens aqui. Ñ consigo responder. Estou bem e seguro. Não é a primeira guerra q cubro e espero q minha experiência sirva pra alguma coisa, no mínimo pra trazer informação de qualidade pra vocês. Sigamos pq as próximas horas e dias não serão fáceis.
Não sei se vcs conseguem ouvir com muita clareza. Explosões cada vez mais intensas aqui em Kiev. Hoje será um dia decisivo pra essa cidade, segundo o próprio governo ucraniano.
Passei em 3 pontos de comércio que estão abertos em Kiev. Há limites para compra. Filas sem pânico e organizadas. A maioria, inclusive, usa máscaras pra entrar em um mercado que fica no subsolo de um prédio. Muita resiliência. Uns ajudam os outros. É comovente.
Eu sempre trabalhei ou estive fora durante o carnaval. Mas nada mais irônico do q estar hoje num hotel abandonado, no meio de uma guerra, ouvindo explosões à distância e tentando convencer o cérebro a me deixar um pouco alerta durante o sono, apesar do cansaço absurdo. Boa noite!
Primeira-Ministra da Nova Zelândia confirma agora que um dos terroristas tinha licença pra ter armas e avisa que a lei vai mudar. Posse e licença de armamentos deverão ser dificultados no país.
Rede de Wi-Fi do hotel cortada. “Por causa dos espiões russos”, me diz o segurança, o único funcionário que restou. Todos os outros abandonaram o hotel, que está entregue aos hóspedes. A maioria, jornalistas.
Poucas vezes, o Brasil se envolveu tanto em um conflito que não é seu. Além da nota do Itamaraty, em tom aberta e claramente de apoio à ação dos Estados Unidos, no mês que vem, seremos sede de um encontro da aliança anti-Irã. Foi um pedido de Donald Trump, prontamente atendido.
Iranianos protestaram contra a repressão às mulheres do país. Alemães, ingleses e dinamarqueses defenderam a inclusão da comunidade LGBTQIA+ e os direitos dos trabalhadores estrangeiros. E um grupo de torcedores brasileiros protestou contra Gilberto Gil, o chamando de fdp.
Situação se deteriorou bastante nas últimas horas em Kiev. Há um número cada vez maior de barricadas na região central e de civis - muitos jovens - armados nas ruas.
As explosões que ouvimos agora foram as mais fortes e as mais próximas do centro de Kiev desde o início da invasão russa. Vi dois clarões vermelhos no céu, muito mais perto do que nas outras vezes. Não houve sirenes antes.
Vacina contra a Covid-19 desenvolvida na Universidade de Oxford começará a ser testada em humanos a partir de quinta-feira, anunciou há pouco o ministro da saúde do Reino Unido, Matt Hancock.
"London Bridge is down". Esse é código a ser usado em um restrito círculo de poder do Reino Unido quando a Rainha Elizabeth II morrer. Primeira a ser avisada é a primeira-ministra. Em seguida, os chefes de governo dos 15 países onde a Rainha ainda é chefe de Estado.
Estamos na estrada há uma hora a caminho de Lviv. Dormimos em uma espécie de hostel, onde fomos recebidos por ucranianos muito generosos. Dividiram comida, água e sorrisos. Na saída, uma babushka deu ao Embaixador Norton Rapesta um santinho. “Pra proteger vocês”.
Acabei de confirmar com uma fonte do Itamaraty que na manhã de hoje um diplomata brasileiro ligou para a família de Dom Phillips aqui na Inglaterra com a informação repassada pela Polícia Federal.
Depois que voltei da cobertura do terremoto do Haiti, em 2010, ouvi vários "parabéns" quando voltei pro Brasil. Ao mesmo tempo que me lisonjeavam, aqueles elogios me deixavam extremamente desconfortável. Eu voltava pra minha vidinha, com as glórias de uma grande cobertura...
Chegamos a Lviv, cidade ucraniana perto da fronteira com a Polônia. Escritório da Embaixada brasileira montado aqui vai ajudar na assistência a brasileiros que queiram sair do país. Este é o principal ponto de saída da Ucrânia no momento.
Estamos há quase 13 horas na estrada, absolutamente exaustos. E somos avisados agora que as sirenes que alertam sobre ataques aéreos soaram na cidade onde pretendemos (ou ..díamos) passar a noite. Trânsito parado mais uma vez.
O sujeito que incitava a violência e agredia a imprensa no último fim de semana em Londres fez tanto barulho q teve o destaque q não queria. A confissão pública do uso de documentos falsificados no Reino Unido pode causar a anulação da cidadania britânica e a deportação do país.
A cena das pessoas carregando um caixão e dançando na av. Paulista é uma das imagens mais cruéis dessa crise. Como podem se sentir tão à vontade p/ ter esse tipo de postura? Como podem achar legítimo impedir o trânsito de ambulâncias? Essas imagens vão rodar o mundo. Que vergonha
Perguntei há pouco ao presidente Bolsonaro qual será a reação do governo sobre os imigrantes brasileiros algemados no voo do governo dos EUA que os levou de volta ao Brasil. “Pergunta pro Trump”.
Reforçando o pedido que outros colegas já fizeram: não compartilhem vídeos ou informações sem fontes confiáveis. Há uma guerra de propaganda em curso. Os dois lados usam essa estratégia. Às vezes, é difícil até pra nós que trabalhamos com informação.
Vi mulheres desesperadas chorando pelas ruas (mães, esposas, irmãs?), casais tendo que se separar. Elas podem ir. Eles tem que ficar. Mísseis e metralhadoras não são as únicas armas que ferem. É devastador o que tá acontecendo.
É a segunda sequência de alertas com sirene agora pela manhã, em Kiev. Muitos barulhos de explosão continuam sendo ouvidos do centro da cidade, onde estamos. Dois prédios residenciais da cidade foram atingidos por mísseis russos durante a madrugada. Tá bem pior que ontem.
Bolsonaro falou sobre Israel, “origem de nossa cultura judaico-cristã” p/ defender a família tradicional. Israel já legalizou o casamento entre pessoas do mesmo. Amir Ohana, escolhido por Netanyahu p/ comandar o Ministério da Justiça é gay e tem 2 filhos com o marido.
O presidente Jair Bolsonaro desafiou casais LGBTQ+ durante a Marcha para Jesus: "Se querem que eu acolha as multifamílias, apresentem uma emenda à Constituição porque lá está escrito que família é homem e mulher".
🎥 Folha do Brasil
Já estamos no Afeganistão. Neste momento, estamos na sala do serviço de Inteligência que o Talibã mantém na fronteira. Há pouco, nós e uma equipe da TV japonesa ouvimos vários tiros. Esperamos a liberação pra seguir viagem.
Ser convidado por um grupo de talibãs pra sentar com eles e comer melancia. E ter que gentilmente recusar a oferta de um deles pra segurar uma metralhadora e de outro pra trocar meus óculos escuros pelos deles que tavam quebrados. Uma segunda-feira em Cabul.
Motorista de aplicativo da Pennsylvania expulsa passageira do carro após fala racista.
Ao ver o condutor, mulher disse “uau, um cara branco” e afirmou que o motorista era “uma pessoa normal que fala inglês”.
Após informar que não aceitaria a viagem, o condutor foi ameaçado.
Assessoria da Presidência acaba de informar que o encontro que Jair Bolsonaro teria com o francês Emmanuel Macron foi cancelado. Macron é uma daz vozes mais críticas ao brasileiro na Europa. No horário programado, o presidente do Brasil vai se reunir com o presidente da Indonésia
Boris Johnson: "É muito importante que todos entendam que a redução no número de hospitalizações, mortes e nas infecções não foi por causa do programa de vacinação. As pessoas não se dão conta que o lockdown foi extremamente importante pra que tivéssesmos essa melhora"
Drauzio vem conversar diretamente com as pessoas que o acompanham - seja na TV ou nas redes sociais -, sobre sua participação na matéria do Fantástico veiculada no dia 01 de março.
Um casal chegou há pouco ao centro de Bristol reivindicando a remoção da estátua por “não estar de acordo com as tradições inglesas”. A reação do público presente na hora foi impressionante, uma das cenas mais fortes que testemunhei nos últimos tempos.
Foi tenso com o Talibã. Mas foi nessa estrada maravilhosa e perigosa que eu achei que daria meu último suspiro. Os motoristas afegãos são muito, muito doidos. Deixo o país, mas trago material inédito pra ser exibido nos próximos dias.
Novamente aquela mensagem por aqui pra dizer que estou bem. O hotel onde eu estava agora está sob controle de uma das muitas milícias formadas pra enfrentar os russos, o que podia tornar o lugar um alvo potencial. Eu e alguns jornalistas resolvemos então mudar de posição.
Toque de recolher em Kiev vai agora até a manhã de segunda-feira. Decisão foi anunciada há pouco. Quem sair de casa nesse período, avisa o governo, será considerado inimigo.
Um dos brasileiros que deixaram a Ucrânia foi procurado pelo representante de um grupo político. Queria oferecer ajuda, “organizar uma recepção” e, obviamente, surfar na onda midiática que se formou. Pra comover o brasileiro, disse que já tinha conversado com a mãe dele.
Governo brasileiro enviou avião da PF para a Bolivia, mas não conseguiu ter nenhum papel no processo de extradição de Cesare Battisti, que já tinha sido acertada pelos governos boliviano e italiano, sem a participação do Brasil.
Fui rapidamente ao lado fora checar a situação. Encontro estes dois. Ao saber que sou do Brasil, Ivan, o da direita, me diz “No pasarán!” sobre os russos. Pergunto como ele sabe essa frase. “Meu irmão serviu em Cuba”.
América, Atlético, Caldense e Tombense, os melhores de Minas! Faltou um grande, que foi pra segundona. Meu abraço e solidariedade à torcida do Villa Nova.
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está em viagem oficial à Europa. Mas a agenda dele informa que não há “compromissos oficiais”. Assessoria não repassa informações. Todas as atividades oficiais no exterior são pagas pelo contribuinte brasileiro.
Rússia toma o controle da usina nuclear de Chernobyl, a norte da capital Kiev. Assessor da presidência ucraniana diz que "é impossível dizer se Chernobyl estará segura depois de um ataque sem motivos dos russos. É uma das mais sérias ameaças à Europa hoje".
Presidente ucraniano Volodomir Zelenskyy confirmou há pouco que armas serão distribuídas para a população. Ele disse esperar que todo cidadão "esteja pronto pra defender nosso país com armas nas mãos".
#Breaking
Putin coloca em alerta máximo forças responsáveis pelas armas nucleares do país. Rússia está deixando o armamento mais letal que existe pronto para uso. Presidente russo justificou ação dizendo que a agressão dos aliados da Otan "não se limita a sanções econômicas".
Voltei ao hotel agora e encontro dois policiais ucranianos na portaria. Vieram dar um recado aos jornalistas. Pediram pra que não filmassem militares do país e, principalmente, não mostrassem os pontos onde eles estão. Governo ucraniano fez o mesmo pedido a internautas.
Isabel dos Santos. As suspeitas envolvendo a angolana, conhecida como mulher mais rica da África, só foram conhecidas pq alguém, sem autorização, vazou mais de 700 mil documentos para a mídia britânica. A discussão é o crime, não como ele foi revelado.
IRLANDA: Governo está pagando 350 Euros por semana pra quem perdeu o emprego por causa da pandemia. Mas 250 pessoas que deixaram o país tentaram dar um golpe no governo. "99% eram brasileiros", diz a mídia irlandesa. via
@ExtraIRL
Entrada do hotel foi transformada em uma grande barricada. Ucranianos armados com metralhadoras protegem a entrada e fazem uma varredura pra saber quem é quem neste prédio.
Família do jornalista Dom Phillips na Inglaterra emitiu uma nota hoje cedo, confirmando que veio da Embaixada do Brasil em Londres a informação de que corpos tinham sido encontrados e que precisariam ser identificados.
Não é apenas sobre a crueldade do assassinato de 2 defensores da Amazônia. É sobre toda uma política ambiental, sobre a proteção de indigenistas, ambientalistas, jornalistas e dos próprios indígenas. É sobre como o Brasil lida com tudo isso e como ficamos todos um pouco menores.
Eu iria pro Brasil amanhã. Ia chegar de surpresa na casa dos meus velhos. As duas semaninhas de férias acabaram de se transformar em uma daquelas coberturas que entram pra história. Não tem férias, mas vai ter muito trabalho. Vamo que vamo.
A mãe dele morreu anos atrás. A pedido dele, não publiquei a história. Ele não quer se expor. E por não ter conversado com o tal representante do grupo político, também omito os nomes aqui. O tuíte é pra lembrar o quão baixos esses aproveitadores podem chegar.
Um dos procedimentos de segurança adotados em Kiev é apagar as luzes dos cômodos posicionados para a rua. É uma precaução pra não chamar a atenção e não virar alvo. Vamos entrar ao vivo daqui a pouco no
#SBTBrasil
de um ambiente interno. Não vai ter vista, mas tem informação.
Paulistanos, quando der aquela vontade de reclamar do trânsito da Marginal, lembrem-se dessa cena: milhares de pessoas fugindo de bombardeios, sem acesso fácil a combustível, banheiro e comida, com a sensação térmica de 5 negativos lá fora.
Gostem ou não do resultado, a política internacional do Brasil ganha um impulso com a derrota de Bolsonaro. Ficaremos mais próximos da Europa, dos Estados Unidos, teremos mais força nas conversas com os outros Brics e nos organismos internacionais.
Além de gênio em campo, Neymar tem influência incontestável. As causas q ele abraça ganham mais força e visibilidade. Obviamente, ele tem o direito de escolher a causa que quiser. Em Paris, por exemplo, foi solidário com os franceses no incêndio da Notre Dame.
Rainha Elizabeth II está sob supervisão médica no Castelo de Balmoral, na Escócia. Há muita preocupação sobre o estado de saúde da monarca, de 96 anos. Nota do Palácio de Buckingham diz que ela está "confortável".
Ucranianos com quem conversei há pouco não acreditam que russos chegarão ao centro de Kiev. Maria, 24 anos, numa calma impressionante, que está preparada pra lutar caso isso seja necessário.
"Queria agradecer a todos na linha de frente do NHS". Rainha também agradece àqueles que ficam em casa e "ajudam a salvar a vida dos mais vulneráveis". "O orgulho de quem somos não é algo do passado. Define nosso presente e nosso futuro"
Condições longe das ideais, com problema de sinal, no subsolo de um prédio, mas vamos tentar entrar ao vivo novamente, daqui a pouco no
#SBTBrasil
@sbtnews
Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, recebe mais uma denúncia contra Bolsonaro. Já havia pelo menos três. Juristas experientes já disseram que é pouco provável que elas virem uma investigação formal. Mas o estrago na imagem do presidente e do Brasil é enorme.
Policiais britânicos tiveram que conter brasileiros na porta da Embaixada do Brasil no centro de Londres. Um grupo de apoiadores do candidato do PSL chegou a bater nos vidros pra pressionar pela publicação dos resultados, que ainda não foram divulgados.
A maior parte das Embaixadas da União Europeia já está fechada. Diplomatas brasileiros continuam em Kiev orientando a saída de brasileiros que ainda estão no país. Situação é extremamente difícil porque há cada vez menos opções.
...jornalistas que tão aqui cumprindo seu trabalho. É sobre as milhões de pessoas que tão sendo bombardeadas, que tão se lascando no frio, no terror dos ataques. É sobre a crueldade de uma invasão que está atingindo em cheio a população civil. Os bastidores do que vivo e vejo...
Imprensa de Israel começa a repercutir a possível ineficiência dos equipamentos levados para o Brasil diante das condições em Brumadinho.
Israeli tech useless for Brazilian needs, says head of rescue operation
MACRON:"A primeira q o vi, ele disse c/ as mãos no coração: "Eu vou fazer de tudo pelo reflorestamento e pelo Acordo de Paris p/ que possamos assinar o acordo (Mercosul/UE)". 15 dias depois, estava fazendo o contrário, demitindo cientistas. Podemos ver q ele não falava a verdade"
... enquanto milhões de haitianos ficavam pra trás, na miséria, no caos absolutos e com aquele cheiro da morte no ar. Essa mesma sensação me acompanhou em outros trabalhos importantes, as outras 4 guerras que cobri, os muitos ataques terroristas, as grandes crises humanitárias.
A imagem é de embrulhar o estômago. A ONG Rio de Paz fazia um protesto nas areias de Copacabana para simbolizar as pessoas mortas por Covid no Brasil
Um homem, que não concordava com a manifestação, derrubou as cruzes.
Coube a um pai, que perdeu o filho, recolocar tudo no lugar
Agradeço imensamente os elogios, esse tanto de gente que apareceu aqui nos últimos dias. O reconhecimento é bom sim. Mas digo pra vocês algo com os pés muito fincados no chão e ao som das explosões do lado de fora. Eu não sou herói. Sou Jornalista. E essa guerra não é sobre...
...realidade bruta do que presencio agora. Eu e os demais jornalistas que estamos aqui somos um canal, não o foco. E pode parecer contraditório quando relatamos nossas próprias experiências. Talvez seja mesmo. Mas isso aqui é só pra dizer pra vocês sobre a importância de focar..
Uma hora depois, fomos liberados pelo Talibã. Eles ainda não estão organizados como governo. Tudo muito confuso ainda em relação a documentos. Muitos homens armados na fronteira. Seguimos agora pra Cabul.