Hoje faz 30 anos que fotografei o NIRVANA no show de lançamento de "Nevermind" no teatro Paramount, em Seattle, no Halloween de 1991. Aqui vão minhas 10 fotos prediletas daquela noite. Primeiro, uma rara imagem de Kurt Cobain sorrindo...
A infantilização do cinema e o sumiço dos filmes de adultos das salas explodiram nos últimos anos. Em 2008, "Onde os Fracos Não Têm Vez", dos Coen, fez uns 200 milhões de dólares em bilheteria. Hoje, mal seria lançado. Streaming e Marvelização mudaram o cinema. Para pior, acho.
Isso que dá substituir jornalismo e informação por rede social. Dois terços dos alunos brasileiros de 15 anos já vivem num universo paralelo. E só vai piorar...
Pedi a uma gravadora um depoimento de um astro do pop internacional para um doc. A assessora, mal humorada, disse que ele "não estava fazendo imprensa". Liguei direto na matriz gringa. Ontem recebi o depoimento do astro, emocionado e feliz por ter a chance de falar sobre o tema.
Previsão do tempo pro Carnaval nos litorais de SP e RJ é de chuvas absurdamente fortes. Defesa Civil ja emitiu alertas pra região de Paraty. São assustadoras essas nuvens no litoral de Santos...
Há 40 anos, Chacrinha fazia shows de playback e todo mundo reclamava. Mas o Velho Guerreiro se mostrou um visionário: hoje, o Lolla cobra 1400 reais de ingresso, metade dos shows é de playback, e o público adora.
Tentei ver o doc do Neymar. Nos primeiros 15 minutos ele aparece, melancólico, reclamando da duríssima tarefa de jogar num clube milionário em Paris e zoando o filho ao presenteá-lo com uma caixa de livros no lugar do prometido patinete. Juro.
Vale lembrar que só sabemos que 500 mil brasileiros morreram de Covid porque os veículos de imprensa fizeram um "pool" para divulgar os números que o governo tentava esconder.
Grace Jones estava na Austrália quando viu um jovem de 1,96m e contratou-o de guarda-costas. Ele era um gênio, que havia ganho uma Bolsa Fullbright pro MIT, depois de ser campeão europeu de caratê. Mas largou tudo pra badalar com Grace no Studio 54. Ele é Dolph Lundgren.
Adquira "Barulho 30 anos” e receba em casa:
- Livro em edição de luxo, com autógrafo e nome nos agradecimentos
- 4 fotos 25x19 (Ramones, Cramps, Nirvana, Alice in Chains)
- 2 meses de assinatura do meu site
EXCLUSIVO PARA COMPRAS NA PRÉ-VENDA ATÉ 30/4!
Goste ou não das bandas, é impressionante lembrar que todos esses discos saíram num intervalo de 41 dias. O ano de 1991 foi realmente marcante para o rock.
Serão 26 anos aturando André Mendonça, que na sabatina prometeu defender o Estado laico, mas cuja primeira frase ao ser eleito foi "um passo para um homem e um salto para os evangélicos".
Ontem fiz um tuíte sobre a infantilização do cinema contemporâneo. Para meu estarrecimento, o texto foi lido mais de 3 milhões de vezes. Nunca escrevi nada que foi lido por tanta gente.
Está no ar a campanha "Barulho 30 anos". Apoie até 30/4 e receba em casa:
- Livro em edição de luxo, formato grande, capa dura, 200 págs.
- 4 fotos 25x19 (Ramones, Cramps, Nirvana, Alice in Chains)
- 2 meses de assinatura de meu site de jornalismo cultural
Acabei de comprar um scanner de fotos e negativos e, como prometido, vou começar a publicar algumas imagens em boa definição. Esta eu já havia mostrado, mas a qualidade aqui está melhor: Kurt Cobain no show do Nirvana no Paramount, em Seattle, 31/10/1991. Espero que gostem...
Hoje uma grande plataforma de streaming recusou um documentário sobre Nelson Ned com o argumento de que ele "não tem apelo para o público latino". Não sei se rio ou choro. Isso tem nome: é preconceito com a música romântica, que alguns teimam em chamar de "brega".
Ontem passei o dia todo nas imediações da Praça da Sé, em SP, e é chocante o aumento da pobreza e do número de pessoas vivendo na rua. Ali, vi algo que não conhecia: um estacionamento que oferecia aos clientes escolta armada.
Trabalho com jornalismo há 38 anos e raramente vi uma chamada tão canalha quanto esta do UOL. Num momento sublime da história do clube, dar destaque a uma suspeita é um acinte. A editoria de esportes do UOL virou assessoria de imprensa de certos clubes. E não sou botafoguense.
Pra quem só visita SP de tempos em tempos, a decadência econômica da cidade é ainda mais evidente. E não só pelas milhares de pessoas tentando sobreviver em barracas nas ruas, mas nas lojas fechadas e no comércio depauperado. Paradoxalmente, em cada esquina há um prédio subindo.
Hoje morreu, vítima do Covid-19, um dos maiores nomes da contracultura brasileira: Antônio Bivar. Nos anos 80 ele lançou esse livro pioneiro e fundamental pra quem buscava informação sobre os sons alternativos, numa época em que não havia literatura nacional sobre o tema.
Esses dias tive a honra de filmar a diva Elza Soares. Ela tem 91 anos, chegou na hora e foi super profissional. Um prazer filmá-la. Dia seguinte foi a vez de um jovem "astro" do rap, que simplesmente não apareceu e deixou 30 pessoas esperando. Em 100 anos, de quem lembraremos?
Quando nazistas ocuparam Paris, o diretor da Cinemateca Francesa, Henri Langlois, escondeu milhares de filmes em residências e sótãos (até enterrou latas!), salvando boa parte da história do cinema. Sugiro fazermos o mesmo aqui.
SHOW RITCHIE - 40 ANOS DE "VÔO DE CORAÇÃO"
Quinta, 25/5, no Cine Joia, SP, o grande
@ritchieguy
vai celebrar o aniversário de seu clássico 1o LP, com um show repleto de hits e surpresas. Maior orgulho de participar dessa produção.
Ingressos estão voando:
Chegamos a um ponto tão baixo do jornalismo cultural que nenhum veículo que procurei quis publicar uma entrevista com o diretor de "Songs for Drella", um filme histórico que documenta o disco e show que Lou Reed e John Cale fizeram sobre Andy Warhol. Não interessou a ninguém.
Acho que, na história do esporte, só Muhammad Ali tem importância equivalente à de Pelé. São dois ícones que representam muito mais que suas modalidades. Dois ídolos mundiais e eternos. Pelé ser brasileiro é um orgulho tremendo.
Rita Lee, a eterna Mutante, rainha do pop-rock brasileiro, foi do experimentalismo mais vanguardista ao topo das paradas, sempre com humor, beleza e genialidade. Uma gigante.
Filha de conhecido pediu ingresso pra ver o Jão. Pai comprou, por engano, pro show de Jão e a Decadente Família Brasileira, banda do Jão, guitarra do Ratos de Porão. Aviso, ou deixo a menina descobrir quando entrarem as bandas de abertura, Carniça de Bode e Menstruação Anárquica?
Gostaria de ter o otimismo de quem diz que "o pesadelo acabou". Só vai acabar quando os crimes cometidos durante a pandemia forem julgados, e atitudes milicianas como a da PRF ontem forem punidas. Temos de voltar a um MÍNIMO de normalidade. Ou o pesadelo volta.
Gosta de cinema, música e livros? Quer ter acesso, todo mês, a 15 textos meus inéditos, além de cursos, debates e entrevistas com artistas e autores? Conheça meu site de jornalismo cultural:
Daqui a 4 dias, nosso ídolo e amigão José Mojica Marins faria 87. Mojica era engraçadíssimo e tinha um problema terrível com nomes. Errava todos. Quando não sabia, inventava. Alguns eram tão incríveis que, em casa, nunca mais os falamos da forma correta. Aqui estão os melhores:
Apresentando a filha adolescente a "Bastardos Inglórios". Pra mim, o melhor Tarantino, disparado. Melhor texto, direção e atuações. Não há um momento sem uma sacada brilhante de roteiro.
Tá no ar! Vai até 15/9 a campanha de financiamento de meu novo livro, "Encontros com Criaturas Notáveis", que reúne o que de mais relevante fiz nos últimos 40 anos:
- 115 entrevistas
- 50 obituários
- 12 "Obsessões"
Saiba mais sobre o livro:
O rock nasceu nos anos 1950, certo? Será? Então como explicar que Sister Roseta Tharpe, que hoje faria 106 anos, começou a gravar em 1938? Essa mulher foi A pioneira...
PROGRAMAÇÃO DO MEU SITE PARA DEZEMBRO
12/12 – ENCONTRO COM DADO VILLA-LOBOS
Dado fala da carreira solo e das histórias com a Legião Urbana.
19/12 – CURSO ONLINE: “OBRAS-PRIMAS DE ALFRED HITCHCOCK”
Uma análise de alguns dos maiores filmes desse ícone do cinema...
Parabéns aos dois: nossa filha, Nina, faz 15 hoje. O padrinho, José, faria 87 amanhã. Quando ele foi visitá-la na maternidade, as famílias dos outros bebês se apavoraram.
Quando um táxi avançou um sinal vermelho e quase atropelou Dustin Hoffman na filmagem de "Perdidos na Noite" (1969), o que fez o ator? Sem perder a concentração e sem "sair" do personagem, xingou o motorista e usou o "acidente" para tornar a cena ainda mais real. Gênio.
Essa obsessão por eventos musicais megalomaníacos, seja The Town ou Tomorrowland, está formando gerações de fãs de música que nunca foram a uma pequena casa de shows ou clube. Isso é péssimo pra cena alternativa e pros novos artistas. Toda cena musical nasce em casas pequenas.
Repórter: "O que achou de 'Tubarão 4'?"
Michael Caine: "Não sei dizer, porque não vi".
Repórter: "Não viu? Mas por que aceitou o papel?"
Caine: "Não vi o filme, dizem que é muito ruim. Mas vi a casa que comprei com o cachê, e posso garantir que é magnífica!"
Escondido na Netflix com o pavoroso título de "Retorno da Lenda" está "Old Henry" (2021), um dos melhores faroestes dos últimos anos, estrelado pelo fantástico Tim Blake-Nelson. Parece filme dos anos 70, de tão bom.
Sempre critico plataformas de streaming por não oferecerem filmes de grandes diretores, mas quando o fazem, precisamos elogiar: a
@NetflixBrasil
botou no catálogo uns dez filmes de Almodóvar. Excelente iniciativa.
PROMOÇÃO DE NATAL!
Até 31/12, no site da editora Terreno Estranho, meus livros "Barulho 30 Anos" e "Pavões Misteriosos" podem ser comprados com desconto e frete grátis, ambos em edições de luxo, capa dura e versões ampliadas.
Em Nova York, qualquer um pode ir na Grand Central ou na Penn Station e tomar a vacina da Janssen (dose única) de graça. Qualquer um. Turista, morador, não importa. E você ainda ganha de brinde um passe livre de metrô válido por 7 dias.
Muito orgulho: esta é a capa de meu livro sobre Nelson Ned, o mais intenso, polêmico, indomável e sagaz personagem que conheço em nossa música popular. Uma saga de triunfos, tragédias e excessos. Pré-venda em setembro pela
@cialetras
Fotografei KURT COBAIN no Paramount, Seattle, em outubro de 1991. Acho que nunca publiquei essa foto, mas posso estar enganado. Afinal, lá se vão quase 30 anos...
Um de meus vídeos prediletos: Bruce Springsteen tocando "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas e Paulo Coelho. Um dos melhores covers que já ouvi, um arranjo lindo, pra cima, transformando a canção numa explosão soul. Raul Seixas é um gigante.
Em 1976, Benito Di Paula lançou "Tudo Está no Seu Lugar". A turma da MPB "combativa" o acusou de entreguismo e apoio à ditadura. Quase 40 anos depois, ele me contou a origem da canção: "Fiz pra comemorar a casa que comprei pra minha mãe. Essa turma não sabe p... nenhuma!"
Emocionante: meu irmão achou o registro de chegada de meus avós poloneses ao Brasil. Vieram no navio Oceania, que saiu de Trieste com 467 passageiros, em fev. de 1940, fugindo do nazismo. Izabella estava grávida de meu pai. Detalhe: todos os passageiros se disseram "católicos".
Galera, só uma correção: "Evidências", tocada ontem pelo Bruno Mars, não é "uma música de Chitãozinho e Xororó". Foi composta por José Augusto e Paulo Sergio Valle" e foi gravada pela dupla sertaneja. Crédito a quem merece.
De 69 a 76, Jorge Ben lançou oito álbuns clássicos. Mas de 99 a 2005, Los Hermanos não ficou atrás e lançou um quarteto de álbuns magníficos: Los Hermanos, Bloco do Eu Sozinho, Ventura e 4.
Gente, "Não Olhe pra Cima" é divertido, e só. Não é "um dos melhores do ano". Vale por ser filme de adulto, sem Whindersson, Hassum e super-herói de cueca por cima da calça voando e enfrentando super-vilões. Mas certamente nem o diretor acha que é dos melhores de 2021.
Messi é gênio incontestável, está arrebentando no Catar e merece um título. Mas ler gente dizendo que as atuações dele são as maiores de todas as Copas só pode ser piada. Esse pessoal nunca viu tapes de Garrincha em 62, Pelé em 70 e Maradona em 86?
Morreu José Pereira, o Chrystian, excepcional cantor. Além de vitoriosa carreira própria, fez parte de uma geração de cantores de estúdio que marcou nossa música, junto ao irmão, Ralph, e a nomes como Jessé, Harmony Cats e Dudu França. Suas vozes estão em CENTENAS de discos.
Triste a demissão de colegas jornalistas do UOL. Sinto por todos e por nossa profissão. Mas a verdade é que a imensa maioria do público não quer ler textos longos, só quer meme e fofoca. Quem ainda se dedica a reportagens longas é um abnegado. Insistamos, apesar de tudo.
Denzel Washington era vizinho de Sylvester Stallone. Um dia, recebeu para um almoço ninguém menos que Nelson Mandela. Um dos seguranças de Mandela veio e disse: "Senhor Washington, Rocky tá no portão, posso deixá-lo entrar?"
Michael Caine se aposenta aos 90 anos. Vale lembrar a frase que disse ao ser perguntado por que atuara no abacaxi "Tubarão 4": "Não vi o filme, disseram que é muito ruim. Mas vi a casa que construí com o cachê, e é magnífica".
Baixe, faça o que precisar (não achei info sobre exibição no Brasil), mas veja "Toda a Beleza e Carnificina", doc sobre a fotógrafa Nan Goldin e sua luta pra responsabilizar a bilionária família Sackler, dona da empresa que produz o remédio Oxy, que matou meio milhão de pessoas.
Sobre a recusa do streaming em apostar num doc sobre Nelson Ned: o que dá esperança é que muita gente dentro da empresa AMOU o projeto e respeita o artista. Foi uma decisão comercial que, espero, será revertida. Estou nesse projeto há 8 anos, e ele vai sair um dia. Nelson merece.
Inacreditável. Há exatos 12 meses, entrevistamos Gal Costa para uma série sobre a dupla Sullivan e Massadas, de quem ela gravou "Um Dia de Domingo". Ela parecia ótima, estava de super bom humor e deu um depoimento comovente. Uma perda irreparável pra música.
Entrevistei Nelson Ned em 2012, 14 meses antes da morte dele. Desde então, coleciono fotos, arquivos e filmes sobre ele. Falei com umas 50 pessoas que o conheceram. Hoje estou exultante, porque entreguei os originais da bio dele, que sai ainda este ano pela
@cialetras
.
Irretocável: "Quero que a IA lave minha roupa e louça para que eu possa fazer arte e escrever, não que a IA faça minha arte e minha escrita para que eu possa lavar minha roupa e louça".
De todos os personagens sombrios desse governo, o que mais me assusta é esse Salles, do Meio Ambiente. Cara de bom moço, sem o histrionismo caricato de Weintraub e Ernesto, trabalha em silêncio em prol de madeireiras, grileiros e destruidores de florestas.
Salles destruiu a fiscalização do Ibama. Hoje ela parou de vez. Isso nunca havia acontecido antes. A maior potência ambiental do planeta virou o paraíso dos criminosos ambientais c/a cobertura do andar de cima
Nos anos 70, antes de estourar por aqui, a linda e talentosa Angela Ro Rô morou na Europa, onde conheceu Fellini, deu um fora em Antonioni, cantou em pubs ingleses e quase gravou um disco de blues com Malcolm McLaren, que depois inventaria os Sex Pistols. Que vida...
Hoje mostramos pros filhos "Amadeus" (1984), de Milos Forman. Não via desde o lançamento, mas lembrava cenas inteiras. Um delírio felliniano super bem escrito e atuado, que envelheceu super bem. Filmaço pra ver com a família.