Me formei em economia, escrevo sobre economia e política há cerca de 10 anos e hoje estou no
@ATarde
. Apresento o A Tarde da Noite de segunda a quinta às 21h.
É impressionante como o Jornal Nacional é político e pensa nos mínimos detalhes. Reparem no microfone de Bonner. Sim, é de propósito. Com certeza.
A marca no microfone é importante na TV e a Globo é famosa por tomar MUITO cuidado com esse mic branco exclusivo do jornalismo.
Em 24hs, Bolsonaro disse que:
- a ANCINE não faria mais filmes como os da Bruna Surfistinha
- governadores nordestinos eram “paraíbas”
- Miriam Leitão não foi torturada
- ninguém passa fome no Brasil
Foda isso de ser nepotista, ter filho investigado e precisar mudar o assunto.
Defendi o “golpe” bem antes de ser cool. Tenho orgulho de ter ido à Paulista várias vezes. Eu tava com o MBL quando superamos as Diretas Já. Sou antipetista de carteirinha.
Infelizmente, me separo dos colegas agora. O antipetismo escolheu o pior líder possível. Vou votar 13.
Bruno Pereira foi exonerado em 2019 por comandar uma operação bem sucedida contra o garimpo ilegal. As operações pararam.
Bruno pediu licença não-remunerada, mas continuou no serviço público. Morreu trabalhando de graça pelo Brasil em pleno domingo. Merece virar herói nacional.
Não importa se o impacto das ações da PRF foi grande ou pequeno. Policial descumprindo ordem judicial e interpretando a lei livremente é grave o suficiente pra deixar todo mundo preocupado. O Brasil chegou até aqui porque muita gente normalizou o absurdo.
O fio a seguir vai me prejudicar. Vou perder oportunidades e atrair inimizades. Espero que o público valorize, pois as informações atendem ao interesse público.
O Twitter, tão criticado por jornalistas profissionais, é o único veículo de mídia onde alguém pode publicar isso.
Ontem publiquei sobre o Pix e muita gente disse que foi “a melhor coisa que Guedes fez”.
Importante lembrar que o projeto é do Banco Central. O mérito é de servidores e diretores do BC, de Ilan e Campos Neto, etc.
A maior contribuição de Guedes é a intenção de tributar o Pix.
“Arão é maior que Fred porque ganhou Libertadores”
“Deyverson se acha maior que Neto porque ganhou Libertadores”
“Messi e Neymar não podem ser melhores do que o jogador X que ganhou Copa do Mundo”
Vocês não gostam de futebol. Vocês gostam de Wikipédia.
Três atentados terroristas num dia: ataque ao carro do juiz que mandou prender Milton Ribeiro, bomba caseira em ato de Lula na Cinelândia e tiro na janela da Folha. Terrorista amador também é terrorista. Importante chamar a coisa pelo nome antes dos profissionais aparecerem.
O roteirista do Brasil tá em Hollywood. Joe Biden marcou um evento público pra mostrar que ele não tá senil e disse:
“Vou continuar na disputa! Vou vencer Donald Trump! Eu vou vencer ele de novo em 2020!”
Trabalho não liberta ninguém. A esmagadora maioria dos brasileiros pega o emprego que aparece, frequentemente em condições degradantes, porque esta é a única forma de sobreviver. O que liberta é educação, redistribuição de renda, mercados competitivos e instituições inclusivas.
Sua liberdade de andar pela cidade durante uma pandemia é igual à liberdade de dirigir bêbado: não existe. Como bem sabia Joaquim Nabuco, o liberalismo não se baseia no desejo de autonomia absoluta, mas no amor à liberdade alheia. Ninguém é livre para arriscar a vida dos outros.
Nojento o hábito de colocar aspas em “casado” e “marido” para falar mal do Glenn Greenwald. Um casal gay como o dele é muito mais família do que os héteros que não criam seus filhos. Graças ao que alguns chamam de “casamento”, uma criança recebeu amor. Isso sim é família de vdd.
Dilma foi péssima, mas me arrependo por não ter reconhecido alguns méritos dela. No fundo, eu (e muitos da minha geração) achamos que a democracia era um dado da realidade brasileira. Não interferir na PF parecia apenas o mínimo. Bolsonaro mostrou que o buraco é mais embaixo.
Mais de 200 economistas, incluindo muitos dos melhores brasileiros da profissão, assinaram carta clamando por lockdown.
Um lockdown curto e agressivo pode SALVAR a economia.
O que quebra empresas é passar mais de um ano no meio termo e ter um sabotador sanguinário no Planalto.
Dois detalhes que dizem muito sobre o vídeo ridículo do prefeito de Farroupilha:
1) Ele marcou Carla Zambelli, Mário Frias e cia ao postar o vídeo no Instagram. Queria aumentar o alcance e ganhar atenção nacional.
2) Pouco depois da postagem, Eduardo Bolsonaro e cia começaram a
Você não é fascista se votar em Tebet ou Ciro, mas está subestimando o risco de um fascista disputar o 2º turno. Não tem nada de antidemocrático nessa constatação. Pode exercer seu direito de votar em quem quiser, assim como os outros podem exercer o direito de criticar seu voto.
A maioria dos sudestinos e sulistas não sabe disso, mas faz muito mais calor no Sul e Sudeste do que nas capitais litorâneas do Nordeste. Salvador dificilmente passa dos 30º e é um triângulo com praia e vento dos dois lados. O calor incomoda MUITO mais no Sul e Sudeste.
Freixo perdeu o irmão pra milícia, presidiu uma CPI que lhe custou a pópria liberdade, viu sua principal companheira na politica assassinada por alvos da CPI, ficou com fama de defensor de bandido por causa de campanhas sujas e perdeu eleições pra Claudio Castro e Crivella. E
Quem assiste Democracia em Vertigem termina o documentário sem saber a dimensão da recessão brasileira, das pedaladas fiscais e dos protestos contra Dilma. A diretora confessa que só foi descobrir do que Dilma era acusada durante as filmagens. A Turma da Mônica é mais documental.
Galera, não existe chance de ser coincidência.
“Mas a posição varia”
Varia de propósito e destacam a RBS nos momentos importantes, como a abertura hoje.
NADA do que Bonner faz no JN é por acaso. Ele tem uma equipe pra pensar nos detalhes e é cobrado diretamente pelos Marinho.
Exclusivo | Renan Bolsonaro abriu empresa com ajuda de lobista da Precisa Medicamentos, empresa investigada pela CPI da Covid; siga o fio👇e leia mais em
Por que a esquerda velha persegue
@tabataamaralsp
? Porque ela tem coragem de dizer o que diz nesse vídeo.
Imagina: você tá defendendo o interesse de panelinhas corporativistas da classe média e alta, mas mete pose de justiceiro. Dá pra tolerar quem tem coragem de falar o óbvio?
Essa foi literalmente a agenda de Hugo Chávez na Venezuela: criou mandato pro TSJ (STF venezuelano) e deu um jeito de ter maioria a curto prazo, sem esperar o fim dos mandatos.
Os caras querem transformar o Brasil na Venezuela pra evitar que o Brasil vire a Venezuela.
Bonner destaca o logo da RBS desde o dia 1.
O traje também é planejado. Começou com essa camiseta básica preta, que passa uma ideia de austeridade e luto. Quando fez frio, ele adicionou uma jaqueta jeans básica.
Jornalistas estudam semiótica e os da Globo usam muito.
Jean Wyllys abriu mão de um salário de 33 mil reais + cotão e ajuda de custo que provavelmente superam 35 mil por mês + auxílio-moradia. A renda dele deve cair drasticamente. Quem diz que ele sai do país porque quer aparecer repete um discurso absurdo e, principalmente, desumano.
É comum ouvir por aí: “quem entende de economia não vota no PT”. Geralmente vem de quem se impressiona com Guedes pq ele fez PhD em Chicago.
Já era um argumento ridículo e ficou pior. Hoje, saiu um manifesto pró-Lula assinado por gente que tá na bibliografia do PhD em Chicago.
Por que o Bahia está gastando tanto dinheiro?
Por incrível que pareça, a resposta é importante pra até quem odeia futebol.
Por ainda mais incrível que pareça, a história por trás da resposta é pouco conhecida e muito importante, inédita e tá na cara de todo mundo.
(+)
O ministro Luiz Fux decidiu em favor do NOVO e indeferiu a entrevista do Lula. Não podemos aceitar que um ex-presidente condenado e preso por corrupção tumultue uma eleição de dentro da cadeia. O NOVO mostra na prática aquilo que defende: transforma indignação em ação.
O Brasil parece caminhar para o pior cenário possível: 2020 deve terminar mortes em pelo menos 6 dígitos e o pior crescimento do PIB da história. Vamos arcar com os custos do distanciamento sem aproveitar plenamente os benefícios. E o maior culpado por isso é Jair Bolsonaro.
“Pretendo beneficiar meu filho, sim. Pretendo. Se eu puder dar um filé mignon pro meu filho, eu dou.”
- Jair Messias Bolsonaro, defendendo os valores ocidentais enquanto dissemina uma cultura política digna de prefeitura de interior nos anos 50
É possível cravar, com alto grau de certeza: as maiores empresas jornalísticas do Brasil eram beneficiadas pela desoneração da folha de pagamentos, mas não informaram isso ao público ao cobrir o assunto.
Os detalhes que permitem cravar isso estão registrados a seguir.
Durante a eleição: Paulo Guedes vai a um podcast, diz que destruir é muito fácil e que Lula vai transformar o Brasil na Argentina em 6 meses.
No 9º mês de governo: Guedes vai ao mesmo podcast, diz que o Brasil vai bem por causa dele e começa a dar aula no mesmo canal.
Jamais esqueceremos: se o combate ao Covid-19 der certo no Brasil, o mérito político é todo do Congresso Nacional, governadores e prefeitos. Líderes de diversos partidos e correntes ideológicas seguiram as recomendações de especialistas, APESAR de Bolsonaro, que só atrapalhou.
O tempo redimiu Tropa de Elite 2 e explicou porque a direita não gostou do filme. Tá na hora de fechar a trilogia com Capitão Fábio na presidência da República.
A raiva que os bolsonaristas tem da imprensa é bastante compreensível. As informações veiculadas pelo JN hoje matam a fantasia moralista que seus líderes vestiam. Os + fiéis tem duas opções: xingar a Globo ou admitir que foram feitos de otários. É bem mais fácil xingar a Globo.
Oi Faria Lima, tudo bem?
Gostaria apenas de avisar que Haddad, mesmo no PT, criticou pesadamente quando Dilma usou tarifas de energia e preço da gasolina para segurar a inflação.
Sim, aquele mesmo. O candidato que supostamente implantaria o comunismo no Brasil.
Quais poderes o AI5 concedeu ao Executivo?
- Fechar o Congresso e atuar como Legislativo
- Impedir o Judiciário de contestar suas decisões
- Intervir nos estados/municípios
- Proibir reuniões
- Censura prévia
- Fim do habeas corpus
Quem defende isso é CRIMINOSO - e coisa pior.
O fio de sábado foi lido por pessoas do alto escalão da mídia tradicional. Gerou preocupação. Recebi essa informação ainda no sábado.
Desde então, a cobertura sobre a desoneração da folha de pagamentos praticamente acabou. Coincidência? Não sei. Só sei que...
Na foto acima, William Bonner abre o JN de hoje.
A primeira foto abaixo, da repórter, também é de hoje. A segunda foto abaixo, de William Bonner em reportagem, também é de hoje.
Só Bonner usa o microfone com a marca da RBS virada pra câmera. Recado dos Marinho pros gaúchos.
Existe um dilema entre parar a economia e parar a pandemia. Recessão mata, Covid-19 também. Mas ninguém está criticando Bolsonaro porque ele apontou esse dilema. O problema é chamar de gripezinha, buscar conflitos e agir como moleque quando deveria liderar uma nação continental.
“Ah, mas não tem só dois candidatos”
Na prática, só tem dois. Um deles vai tentar um golpe se a eleição for apertada.
“Então é preciso votar no amigo de Chávez pra defender a democracia?”
Sim. A outra opção é o Chávez brasileiro. Só tem isso aí pra hoje. Aceita que dói menos.
Bolsonaro mobilizou até a CVM e o Cade para intimidar a diretoria da Petrobras. Ninguém fala em impeachment. Nem a Faria Lima faz escândalo. No fim do dia, a Bolsa subiu. Democracia degenerada é o novo normal no Brasil.
Uma coisa é ser liberal, outra coisa é achar razoável que o trabalhador fique 4 meses sem receber justamente no momento em que ele não consegue outro emprego de jeito nenhum. Se não rolar uma renda básica universal paga pelo Estado, a MP enviada hoje é crueldade pura e simples.
Você encontra o filho de uma mulher torturada aos 19 anos, enquanto estava grávida.
Você trataria o caso com empatia e gentileza? Ou aproveitaria para lucrar politicamente dizendo que a mãe dele mereceu?
Política à parte, Bolsonaro é um ser humano ruim.
Um erro da imprensa: Paulo Bilynskyj não homenageou o avô por lutar no exército nazista.
O avô dele era da SS, um grupo *paramilitar* ligado ao partido nazista e responsável pelas políticas de extermínio.
A Câmara foi palco de homenagem a um miliciano cúmplice do Holocausto.
A Bahia é fascinante.
Última Atlas:
Lula x Bolsonaro entre quem tem renda de 0 a R$ 2 mil: 71,9% x 24%
Lula x Bolsonaro entre quem tem renda superior a R$ 10 mil: 70,1% x 25,3%
Vantagem de Lula pouco muda entre quem tem 16 a 24 anos ou 45+ anos. Lula vence entre evangelicos.
Não vou dar RT comentado na deputada bolsonarista. Melhor que falar mal de gente pequena é exaltar a brasileira que só vendeu menos discos do que Roberto Carlos, Tonico e Tinoco - e fofamente contribui pra vencermos o Covid-19.
Viva Rita Lee!
Parabéns ao general Pazuello e todos os outros representantes de mais uma geração das Forças Armadas que trabalha incansavelmente contra a pátria. Com tradição não se brinca!
“Haddad foi o pior prefeito da história de SP”
Eis é uma mentira das mais mentirosas.
Haddad foi o melhor prefeito dos 5 que vi em SP. Disparado. Fez ciclovias e um carnaval que lota hotéis, conseguiu grau de investimento, usou vouchers pra reduzir a fila nas creches e muito
INOVAÇÃO: Prefeitura de SP reduz o tamanho da ciclofaixa da Av. Rebouças, que já era estreita, e inova ainda mais criando uma linha pra pedalar sobre ela. É a vida dos ciclistas pedalando na corda bamba de sombrinha.
Acabou de sair um estudo de economistas do Fed e MIT sobre a pandemia de 1918.
Cidades que agiram + cedo e com + força tiveram desempenho econômico similar durante a pandemia e melhor depois. Quarentenas reduziram mortalidade e *BENEFICIARAM A ECONOMIA*.
Bacana o discurso do Felipe Neto sobre responsabilidade, assumir os erros, etc. Mas lembro de quando ele passou alguns dias divulgando que rolaram "pedaladas" análogas à de Dilma em 2019. Corrigi a informação, ele me bloqueou, apagou os tuítes e fingiu que nada aconteceu.
Achei curioso o uso da palavra “traidor” pelo presidente do PSOL. Só trai quem deveria ser fiel. A quem Toffoli deve fidelidade?
Quem reclama da impessoalidade de um juiz não se importa com a Constituição. O PSOL usa a democracia como instrumento retórico pra enganar trouxa.
Por consequência, os jornalistas dessas empresas também eram beneficiados pela desoneração, que incidia sobre a folha de pagamentos (formada pelo salário de jornalistas).
Quem não informou isso ao público contrariou diversos artigos do Código de Ética Jornalística.
Tabata Amaral representa uma nova esquerda, séria na economia e no combate às desigualdades. Ciro e o PDT são o brizolismo requentado. A jovem de história inspiradora não combina com o velho chefe de oligarquia. Se confirmada a separação, ganham Tabata e o Brasil.
O código de ética jornalística é claro sobre esse assunto: jornalistas devem evitar assuntos nos quais possuem interesses pessoais; devem priorizar, em todos os casos, o interesse público, sem esconder qualquer informação relevante do leitor.
Fatos:
- A fusão da Unidas com a Localiza concentrou bizarramente o setor, mas as ações subiram quase R$ 20 BILHÕES desde junho
-
@FernandoHoliday
quer que o CADE investigue outro setor, cuja concorrência bate recorde
- O maior acionista da Localiza bancou 36% da campanha dele
O Datafolha deveria processar boa parte dos jornalistas da Jovem Pan, assim como o presidente da República. Sem uma evidência razoável, dizem abertamente que o Datafolha conspira com o TSE e forja pesquisas pra legitimar supostas fraudes nas urnas. Além de golpismo, isso é crime.
Lembram o que Milton Ribeiro diz naquele áudio que vazou?
“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar.”
Em seguida, explica o que Bolsonaro pediu: “atender a todos os amigos do pastor Gilmar”.
Milton e Gilmar foram presos hoje.
Para quem não entendeu o que rolou hoje:
- Bolsonaro anunciou sua maior guinada de política econômica desde a aproximação com Paulo Guedes;
- nada sabemos sobre o assunto porque todo o material divulgado são 7 slides que parecem feitos pessoalmente pelo Braga Netto;
Fazer comício numa residência oficial de embaixador é crime eleitoral dos mais óbvios. O problema é que normalizaram essas coisas. Como chegamos nesse ponto? Dica: da última vez que o TSE puniu Bolsonaro por coisa do tipo (7/9),
@monark
veio aqui especular sobre fraude nas urnas.
Mansueto Almeida, o economista negro e nordestino de maior sucesso no Brasil, foi alvo de xingamentos em massa e até comparado a um operador do holocausto, mas ninguém problematizou a questão. E o motivo todo mundo sabe qual é.
O dia de hoje é decisivo. Depois de tentar desfigurar o Plano Mansueto, Maia quer aprovar uma pauta-bomba que repassa bilhões aos estados *sem qualquer contrapartida*. Dinheiro que será usado para fins muito além da pandemia. Já vimos esse filme com Dilma. Cês lembram no que deu.
Sempre se fez política em festival. Tropicalismo, Caminhando e Cantando, primeiras letras políticas de Chico Buarque... Rock in Rio 1985 foi histórico porque coincidiu com a eleição de Tancredo.
O que incomoda é falarem mal de Bolsonaro, pra quem o pai dela fez campanha em 2018.
Bolsonaro acabou com a corrupção?
Lula e Dilma indicaram sempre o procurador mais votado pelos colegas como PGR. Por isso, o PGR investigou o mensalão sem medo.
Bolsonaro ignorou a votação interna. Hoje, o PGR trabalha para manter o orçamento secreto, um mensalão legalizado.
Vale lembrar que se trata de um benefício fiscal GIGANTE.
A prorrogação, vetada por Lula sob críticas de quase todos os jornalistas e veículos da imprensa tradicional, custaria cerca de R$ 19 bilhões somente em 2024, segundo cálculos da Ryo Asset a pedido do Poder360.
Jornalistas e empresas deveriam informar explicitamente ao leitor ao abordar esse assunto. Após checar dezenas de textos e vídeos dos principais veículos, não encontrei um exemplo de quem agiu assim.
Lula diz a Mano Brown que o PT “tinha uma maioria branca” na direção porque, para os negros, “bastava ficar achando que é vítima”.
Uma coluna do UOL chamou de “equívoco racial”. Maioria do movimento negro está quieta. Falta coragem pra escrever que Vossa Lulidade foi racista.
Você tem câncer e não sabe quanto tempo lhe resta. Tem uma final de Libertadores com seu time no Maracanã. Será a primeira que poderá assistir com seu filho - possivelmente, também a última. Se desse pra levar seu filho ao estádio sem descumprir sequer uma lei, você levaria?
Se esse fio tiver repercussão, é possível que alguns veículos editem matérias para fingir que avisaram ao público.
Estou salvando várias em html, mas tem muita coisa. Agradeço a quem puder salvar as páginas que encontrar, especialmente programadores que saibam automatizar isso.
18: “Autoritário? É só um tiozão grosseiro. Voto nele contra o autoritarismo do PT.”
19: “As instituições estão funcionando e vão moderar ele”
20: “Ditadura do STF! Maia sabota o governo!”
21: “Ok, ele é autoritário, mas não é golpista”
22: “Ok, ele é golpista, mas PT não dá”
Reconhecem Guaidó como presidente ou apoiam primariamente Assembleia Nacional: 🇺🇸, 🇬🇧, 🇸🇪, 🇨🇦, 🇫🇮, 🇦🇷, 🇧🇷, 🇨🇱, 🇩🇰,🇨🇭 , 🇨🇴, 🇩🇪, 🇯🇵, 🇫🇷 e 🇪🇺.
Reconhecem Maduro como presidente: 🇨🇳, 🇷🇺, 🇨🇺, 🇧🇴, 🇸🇾, 🇵🇸 e 🇹🇷.
Com qual entendimento sobre democracia você se alinha?
Para a turma do "votem SIM":
Não é só o bolsonarismo que discorda do PL 2630, que supostamente trata de fake news. Quase toda a comunidade que estuda direito digital considera o PL como risco grave à liberdade de expressão.
Esse antibolsonarismo apressado e acrítico é ridículo.
A lei 334/2023, vetada por Lula, menciona explicitamente que o benefício vale para "as empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens".
Baixar o ICMS da gasolina é:
- usar dinheiro público para incentivar o consumo de gasolina
- colocar o cidadão que consome menos gasolina pra financiar quem consome mais gasolina
- jogar sujo com empresas que produzem energia mais limpa e possivelmente quebrar algumas delas
Justiça seja feita:
@DaniloGentili
passou a era petista reclamando dos colegas que não sacaneavam o PT. (De fato, a maioria dos artistas age como gado politizado.) Agora o candidato que ele apoiou foi eleito e todos fazem piadas. Inclusive Danilo. Palmas para a coerência.
Quando Marcel van Hattem subia em trio elétrico pra pedir impeachment, seu assunto predileto era a Lava Jato, ao invés de créditos suplementares.
Agora, ao julgar um eventual impeachment de Bolsonaro, Marcel promete se ater à fria letra do processo. Formalismo total.
Significa.
Ao invés de buscar pesquisadores especializados nesse tema, a cobertura da Globo priorizou a opinião de centrais sindicais e empresas beneficiadas - sem informar que a própria Globo faz parte do grupo.
Exemplos no fio abaixo:
Agora entendi por que a Globo só escuta partes interessadas e ignora pesquisadores. Segundo essa profissional da palavra, as centrais sindicais MOSTRAM a Verdade. Quem tem acesso a profetas não precisa de ciência. Melhor aceitar isso aí acriticamente para não atacar a imprensa.
Conto com os internautas para que tenhamos um largo arquivo de prints dos formadores de opinião que minimizaram a Covid-19 para defender o governo. Eles vão correr para apagar tudo nos próximos dias.